Fazia tempo que estava querendo refazer essa ferramenta que me acompanhou aos longos dos anos, desde da época de manutenção em áudio. Este era uma mão na roda para identificar saida de áudio queimada, teste de áudio de DVD e outros na bancada de trabalho.
O arquivo de impressão 3D pode ser baixado no site do Thingverse buscando por "injetor traçador de áudio" abaixo a sequencia da montagem da minha mais recente unidade.
A caixa foi impressa em PLA com bico 0,8mm tentei dar acabamento com tinta PU, mas que trabalhão tanto que a tampa ficou sem nenhum. Para a composição optei por utilizar uma fonte chaveada dessas simplesinhas (não dá interferência) de 9 Volts por 1 Ampére, fixando alguns conectores e o alto falante de 8 ohms.
Para colar algumas partes, utilizei a cola IT7000 preta, a placa da fonte também foi grudada, por espaçadores de de nylon, já a placa do injetor traçador, tem os suportes já na caixa. aqui utilizei fios simples (funciona também) mas mudei de ideia quanto a deixar o diodo 1N60 na chave, mais para evitar de itens pendurados na linha viva da entrada de sinal e produzir roncos indesejáveis.
Então fiz a seguinte manobra nos cabos; a chave que era para comutar o AF e RF, fica agora para o ganho da placa 20X ou 200X (fios dor cinza) o sinal do traçador via cabo blindado vai do conector KK da placa até o RCA no painel (o diodo do RF fica para outra hora), Tudo ajeitado e conectado, confesso que hoje parecia sexta feira 13, tudo dando errado, mas acho que salvei o dia com este.
Explicando a parte traseira; no arquivo do projeto da caixa, há dois furos, um para um borne P4 e o outro para o pino banana de aterramento, mas como é plástico, precisando é só furar, e ai que entrou mais dois, um do cabo AC de entrada da fonte e o outro um conector estéreo de 3,5mm para fone de ouvido, é interessante utilizar para se auscultar roncos e outros ruídos no áudio.
Já o conector P4 esta ligado a saída da fonte de 9V, podendo ser utilizada de duas maneiras; como saida auxiliar de 9V por 1A para alimentar o circuito em análise ou uma ferramenta externa e também pode ser utilizado como entrada de tensão para o funcionamento do injetor traçador, seja por bateria e ou outra fonte qualquer, regulada, com mais filtro etc.
Por hoje é só, na próxima parte irei construir a ponta de prova do traçador.