Este amplificador, ou melhor etapa amplificadora era utilizada nas TVs P&B da linha PHILCO entregando próximo a 1W de som, um detalhe que há um capacitor limitando a faixa de frequências mais altas, no kit foi colocado o de 39nF o que aumenta um pouco os agudos e mantendo os graves, mas se preferir basta removê-lo ou não montá-lo, que o som continuara com boa qualidade.
Indicado para ser utilizado como amplificador de fone de ouvido, ou em conjunto com pré amplificadores de toca discos. Observação: O potenciômetro e o alto falante embora especificados na folha que acompanha o kit, não faz parte do mesmo. Características:
- Alimentação 9V (de 9V á 15V) - Consumo: 100mA máx. - Sensibilidade de entrada 300mW.
- Potencia de saída: 0,50 á 0,65 W - Carga de saída: 8 ohms á 32 ohms - Dimensões da placa: 7x 4cm
Este que será montado é placa em fenolite link do kit para montar ou Link do kit montado
A caixa para a montagem, o arquivo 3d propriamente dito fora conseguido no site do THINGVERSE. Foi impresso em PLA qualidade baixa com bico de 0.8mm tanto a parte de baixo como a de cima, impressas em 1h30 a qualidade ficou satisfatória pois utilizei a alisamento da ultima camada, já as marcas das camadas ficou bom embora muita gente não goste dessa resolução.
Conectores P2, potenciômetros de 10k, optei por dois ao invés de um duplo por simplicidade e evitar o de balanço e ter mais ligações de fios para captar zumbidos etc. No caso de utilizar para amplificar sinais do PC e ou Celular, não dá problema a caixa se de plástico, porém como vou utilizar para testar os kits de pré RIAA de toca discos, é necessário a blindagem da caixa para evitar a entrada de RF da rádio local (estou a uma quadra de uma retransmissora de FM) pelas GND de todo o circuito.
As ligações são simples sem maiores problemas com blindagem já que o nível de sinal é alto, o legal é que dá para se trabalhar em ambos os lados do conjunto já com os dois espelhos da caixa. Embora os adereços fixados com porcas, um pingo de super cola, ajuda muito na montagem e adere bem no plástico PLA. (PLA HT).
A blindagem da caixa será feita com fita de alumínio, pode não ser a melhor opção, mas funciona e já é auto adesivo, se tiver uma folha única melhor ainda, pois emendas precisaram ser conectadas umas as outras eletricamente. Os recortes da ventilação é fácil de se fazer com um estilete pequeno, neste caso o que tenho é uma x-acto com lamina de bisturi número 11
A ligação do aterramento a fita de alumínio é feita através de contato por pressão do parafuso e arruela, a ligação de um pedaço de fita ao outro é feito através de marcações feita com um punção afiado aonde fazendo essas marquinhas ao longo da fita sobreposta, o alumínio esmagado no furo dá o contato de uma folha ao outro, a condução fica abaixo de 1 ohm ou bem proximo de zero.
O legal é que a caixa pode ser empilhada, ou seja outros equipamento podem ser montados em forma de rack. O uso ficou muito bom, superior a caixas amplificadas de desktop, o uso no PC resolveu o problema de amplitude de sinal, por exemplo naquelas situações aonde o som esta muito baixo e já esta tudo no mais alto possível da placa de som.
Valeu por ter chegado até aqui, abraço.