Medidor de E.S.R
Circuito clássico de medidor de esr analógico, circuito baseado no CI, SN74HC14N, constituído basicamente de um oscilador de 150Khz, buffer, comparador e amplificador retificador. O máximo de alcance é de 75 Ohms aproximadamente e valores abaixo de 1 ohms teremos uma certa dificuldade em ler a posição do ponteiro do galvanômetro, pois o espaço utilizado na escala é muito pequeno, o que dificulta distinguir pequenos valores.
Algumas considerações a serem levadas em conta:
Para testar se o galvanômetro está com as molas ruins, curto-circuite as ponteiras do aparelho e ajuste para zero na escala, em seguida dê pequenos toques com os dedos na lateral da caixa do multímetro, esse procedimento vai fazer a agulha se desloque para ambos os lados e no final deverá retornar aonde estava ajustado.
Exemplo de uma placa montada - lado de cima - componente comum
Caso atrase ou adiante uma das molas estão ruins, causando o desbalanceamento do peso do ponteiro que passa a ser alterado por força externa do movimento que fazemos na caixa, a única solução é trocar o galvanômetro nesse caso, por isso é bom termos um aparelho de bobina móvel sobressalente ou testar na hora de comprar, pois a qualidade desses multímetros está muito baixa.
- Sensibilidade do galvanômetro (os mais rápidos tendem a dar um solavanco na agulha e os mais lentos podem nos dar a impressão de que o ponteiro está parado, porém ainda está se movendo)
Havendo o deslocamento, com o tempo de uso a fim de equilibrar a velocidade do movimento da agulha, deve-se aumentar o capacitor de 100nF em paralelo com o galvanômetro para 1uF (capacitor SMD próximo dos fios de ligação na placa), pode ser até mesmo um capacitor eletrolítico de 1uF or 16V, respeitando a polaridade do galvanômetro e pode ser fixado nos próprios terminais do galvanômetro.
Exemplo de uma placa montada - lado de baixo - SMD
- Qualidade do potenciômetro de ajuste externo (a baixa qualidade dele, faz com que ajustes minuciosos, algo impossível de se ajustar)
A placa do medidor de ESR 150KHz tem um trimpot de 20K multivoltas (15 voltas) que fica em série com o potenciômetro externo da caixa do multímetro, uma solução para esse problema seria, remover o potenciômetro externo, retirar o trimpot de precisão da placa e fixá-lo a caixa no lugar do externo e adaptar o knob externo ao eixo do trimpot.
Este procedimento daria ao técnico uma precisão maior ao ajuste de zero e melhoraria o problema de falhar e deslocar também o ponteiro, para mais e para menos.
- Variação no valor da leitura se comparado com outro aparelhos.
Essa variação da posição do ponteiro em relação a escala numérica do painel, se dá devido ao posicionamento da escala quando montado o painel, portanto muito cuidado na hora de colar a etiqueta da escala do painel, sempre colar ela alinhada encima da original do multímetro.
ta pedindo senha para baixar..
ResponderExcluirPara baixar aquivos no 4share tem que estar logado (crie uma conta com e-mail válido no 4share)
ExcluirMarcelo que tal a ideia de usar o multimetro digital para a leitura dos valores, acabaria com muitos problemas.
ResponderExcluirsds
A tensão de saída do circuito não dá para criar uma tabela de valores, o que levaria a criar uma série de andares amplificadores de tensão e após ajustar o fundo de escala, fazer uma tabela de comparativa contendo; uF* U* ESR, praticamente seria criar outro medidor, já se tentou isso em meados 2009, utilizando desde do LM555 passando por microcontroladores e morrendo novamente na escala analógica.
ExcluirMarcio boa tarde, o Sr. tem um modelo deste de 150khz pronta entrega\ que preço, ou Sr. vende KIT a que preço
ResponderExcluirNão tenho mais, essas placas eram vendidas em 2013.
Excluir